top of page
PASSAROS.png

Igor Barradas

Foto_diretor_Cascudos_IGOR.jpg

Cineasta, cineclubista e educador nascido e criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com 26 anos de trajetória no audiovisual brasileiro, Igor personifica uma geração de realizadores que transformam a periferia em protagonista de suas próprias narrativas.
 

Dirigiu seu primeiro curta-metragem em 2001. No ano seguinte, fundou com amigos o Cineclube Mate Com Angu, coletivo que se tornou referência na formação de público e na difusão do cinema brasileiro na Baixada Fluminense. O cineclube foi homenageado no 3º Iguacine - Festival de Cinema de Nova Iguaçu (2008), na Mostra "Brésil en Mouvements", em Paris (2010), no Escuta Festiva do Instituto Moreira Salles (IMS-RJ, 2019), e conquistou o Prêmio UNESCO Cultura Nota 10 (2005). Em 2014, o coletivo realizou a primeira edição do Festival Mate Com Angu de Cinema, mostra que já alcançou sua quinta edição em novembro de 2025, na qual Igor atuou como coordenador geral.
 

​

Sua atividade cineclubista o levou naturalmente à educação audiovisual. Entre 2007 e 2010, coordenou a Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar, projeto que realizou 30 documentários sobre os conflitos da cadeia produtiva do petróleo no litoral norte do Rio de Janeiro. A iniciativa venceu o Prêmio Brasil Ambiental e os filmes produzidos pelos alunos foram distribuídos pelo 1º Circuito Tela Verde — ação do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura — para 350 salas-verdes em todas as regiões do país, utilizando a metodologia de "câmera aberta" em espaços públicos. Desde então, desenvolveu dezenas de oficinas por todo o Brasil. Em 2024, passou a coordenar o Eixo Cinema da ELAdaBF - Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense, no Gomeia Galpão Criativo.

De 2018 a 2022, coordenou o departamento audiovisual da filial paulista da agência paulista Debritto Propaganda, onde produziu dezenas de peças para internet e TV.

Como cineasta, seu documentário experimental "Lá no Fim do Mundo..." (2007) foi selecionado para o CineEsquemaNovo, em Porto Alegre, e conquistou o prêmio de melhor curta no 1º Iguacine. "Queimado" (2010) integrou a seleção oficial do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. "Cascudos" (2018), seu quinto curta e terceiro de ficção, circulou por festivais como o 20º Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e o 26º Fesancor - Festival Internacional de Curtas do Chile.

 

"O Voo" (2023), documentário de invenção selecionado em primeiro lugar no edital Lab Curta 2020 da Funarj/Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, teve pré-estreia no 18º CineOP, em Ouro Preto, e ganhou projeção internacional ao ser selecionado para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Festival Internacional de Cinema de Nancy (França) e o Inffinito Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos.
 

"Amuleto", seu primeiro longa-metragem, é um documentário sobre "O Amuleto de Ogum", obra de 1974 dirigida por Nelson Pereira dos Santos e filmada em Duque de Caxias. O projeto foi finalista do 2º Guiões - Festival Internacional de Roteiros em Língua Portuguesa (Lisboa, 2015), participou do Lab de Projetos do Festival Visões Periféricas (2018) e estreou na Première Brasil, competição principal do 28º Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2025).

Atualmente, finaliza o curta de ficção "Alvorada" e desenvolve seu primeiro longa-metragem de ficção, "O Compacto", thriller político sobre os bastidores da edição do debate presidencial entre Lula e Collor, em 1989. O roteiro foi selecionado para o Visões Lab 2024, onde recebeu mentorias nas áreas de roteiro, direção e produção executiva.
 

Formação

Igor formou-se em Estrutura Dramática na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e participou do curso "Guión Cinematográfico para Alunos de Habla Portuguesa" com o roteirista Eliseo Altunaga, na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba (2014). Fez formação em roteiro na Roteiraria (2021), sob orientação de Pedro Reinato, e participou da oficina de desenvolvimento de personagens de ficção com Marcelo Starobinas, em Lisboa (2015).
 

 FESTIVAL de Brasília

2011

Mostra Competitiva de Curtas

CINESQUEMANOVO
2007

Mostra Competitiva de Curtas

GUIÕES
2015
Lisboa

Festival Internacional de Roteiros em Língua Portuguesa

FESTIVAL DO RIO 2018

Mostra Competitiva Novos Rumos

1º IGUACINE
2007

MELHOR CURTA BAIXADA

Pune Short Film Festival
2019

Mostra Competitiva de Curtas
circular_filmes.png
lg-mate-transp.png
LOGO BXDFILMA_VERMELHA.png
PORTIFÓLIO 2023 | IGOR BARRADAS | CINEASTA | CINEBLUBISTA | EDUCADOR POPULAR
bottom of page